sexta-feira, 28 de março de 2008

Personagens da cultura cearense: NIREZ

Estamos iniciando hoje, mais uma seção fixa do blog. Trata-se de "Personagens da cultura cearense". São pessoas que não são necessariamente compositores ou músicos, mas gente que divulga, que preserva a música do Ceará ou ainda aqueles que fazem acontecer a cultura do estado.

Para iniciar, não poderíamos escolher personagem mais significativo do que MIGUEL ANGELO DE AZEVEDO, ou melhor, NIREZ (em foto de divulgação , ao lado) apelido pelo qual é conhecido desde a infância. Nirez começou a montar seu arquivo na metade dos anos 50, quando comprava discos como qualquer consumidor apaixonado por música. Só que a paixão passou dos limites e quando ele se deu conta, tinha uma quantidade enorme de discos e também de livros sobre música. Daí para a decisão de adquirir também os aparelhos que reproduziam música como rádios, gramofones e vitrolas foi um pulo. Em seguida vieram as fotos, os rótulos, enfim vários objetos que simbolizam e contam a história de uma época. Quando se deu conta, Nirez tinha um verdadeiro acervo em sua casa e passou a deixar que pesquisadores e estudantes vasculhassem seus arquivos.

Hoje, passados 50 anos, Nirez conseguiu um patrocínio da Petrobrás que já lhe permitiu toda a digitalização de seus discos de 78 rotações. Porém os projetos não páram aí. Há verbas aprovadas em outros editais visando a realização de seminários sobre seu acervo, catalogação de todos os seus livros, além da criação de um site na internet para que todos possam pesquisar e ouvir as preciosidades que esse cearense acumulou em cinco décadas de paixão e dedicação à música e a cultura do Ceará.

Um verdadeiro garimpeiro cultural que merece todas as homenagens e todo o apoio, oficial e particular para que seu arquivo precioso seja preservado e mantido para as gerações futuras.

Contatos com Nirez: Tel (85) 3281-6949

Um comentário:

IDEAIS PRODUÇÕES disse...

Acrescente o site http://www.projetodiscodeceranirez.com.br/ este esta funcionando enquanto organizamos o site do arquivo que deverá ser lançado no segundo semestre de 2011 com patrocinio da petrobras.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!