domingo, 17 de fevereiro de 2008

Marlui Miranda - Olho D' Água

Nascida em Fortaleza, Marlui Miranda saiu do Ceará com sua família, ainda criança, e depois de uma passagem por Brasília, radicou-se no Rio de Janeiro onde começou sua carreira musical.
Um de seus parceiros principais foi o poeta Xico Chaves com quem ela fez a canção “Marimbondo”, gravada com muito sucesso pela dupla Sá & Guarabyra em 1977.

Em 1979, Marlui participou do Festival de Música da extinta Rede Tupi de Televisão, o mesmo festival que teve as participações de outros dois cearenses, Cleivan Paiva e Raimundo Fagner que venceu com a música de Dominguinhos e Manduka “Quem me levará sou eu”. No Festival da Tupi, Marlui interpretou “Mata” de sua autoria e de Marcos Gadelha. Ainda em 1979, Marlui lançou seu primeiro disco solo “Olho D’ Água”. Apaixonada pela cultura indígena, Marlui Miranda dedicou-se a estudar a fundo essa cultura e seus trabalhos posteriores foram voltados para divulgar e defender a música e a cultura dos índios brasileiros. Atualmente Marlui dedica-se a palestras e pesquisas sobre a cultura indígena, além de participar de trilhas sonoras para o cinema, sempre voltada para a sua paixão pela música dos índios.

“Olho d’Água” foi lançado pela gravadora Continental e teve a produção artística de Egberto Gismonti que participa do disco, assim como os músicos de sua “Academia de Danças”: Mauro Senise, Zeca Assumpção e Zé Eduardo Nazário.


MARLUI MIRANDA – OLHO D’ÁGUA

Lado A

1 - Vinho do Porto (Marlui Miranda/Ana Maria Bahiana)
2 - No Pilar (Jararaca)
3 - Pitanga (Marlui Miranda/José Carlos Capinam)
4 - Estrela do Indaiá (Marlui Miranda/Xico Chaves)
5 – Olho d’água (Marlui Miranda)

Lado B

1 – Marimbondo (Marlui Miranda/Xico Chaves)
2 – Grupo Krahó (Índios Krahó)
3 - Acorda Maria Bonita (Volta Sêca)
4 – Herculano (Marlui Miranda/Xico Chaves)
5 – Sodade meu bem sodade (Zé do Norte)
6 – Calypso (Egberto Gismonti/Geraldo Carneiro)


Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!