quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Xico Barreto - Do litoral para o sertão

Ele é médico, já foi candidato à cargo político, mas acima de tudo, Xico Barreto é cantor e compositor. Gravou em 1998 o CD "Do litoral pro sertão" que tem a seguinte apresentação do artista plástico e compositor Alano Freitas:

"Xico Barreto está na galeria dos retratos vivos do nordestino rural que, mesmo tendo vivido já por muito tempo nas grandes cidades, manteve íntegra a sua nordestinidade, não se deixando ser chupado por modismos hoje tão sedutores à maioria de nossa gente brasileira e tão severos destruidores de nossas tradições e valores sócio-culturais.
Conhecendo Xico há cerca de 15 anos, posso dele falar sem medo de errar ou exagerar. O Xico sentimental por excelência que conhece a fundo o cancioneiro nacional e o desfolhou por muito tempo nas rodas boêmias de Fortaleza, especialmente no "Cais Bar" reduto cultural-boêmio máxime concepção e pertence de seu irmão, o compositor Joaquim Ernesto, isto antes de voltar para a sua Pedra Branca natal, onde é médico, onde solta mais o seu canto de aboiador de humanas ovelhas.
Xico Barreto é um bem humorado e irônico mestre do repente e do contar histórias, duas qualidades inatas, coisa que não se adquire, mas que está desde o berço em boa parte dos cearenses. É o amigo e o cantor essencial, aquele que arranca a sua expressividade musical do fundo do coração, o músico que não busca o virtuosismo, mas já achou o universal onde só se pode achá-lo dentro de si e no profundo conhecimento da alma de seu povo. "

"Do litoral pro sertão" foi produzido por Joaquim Ernesto e Roberto Flávio, teve direção musical de Tarcísio Sardinha e direção artística de Joaquim Ernesto.
Os músicos que participam do CD são Aroldo Araújo (baixo), Elismário Pereira (flauta), Tarcísio Sardinha (viola e bateria eletrônica), Evilásio Bilas (percussão), Zé do Norte (acordeon), Ricardo Pontes (bateria), Hoto Jr (percussão), Adelson Viana (acordeon), Cristiano Pinho (guitarra), Denilson (bateria), Lucile Hom (teclados), Edmundo Jr (baixo), Luizinho Duarte (bateria), Demétrius (percussão), Felipe Corrêa (percussão), Pardal (violão), Galdino da Pedra Branca (aboio), Carlinhos Ferreira (teclados), Márcio Resende (sax) e Alves (acordeon).

XICO BARRETO - DO LITORAL PRO SERTÃO

1-Brejeira (Joaquim Ernesto/Xico Barreto)
2-Morro Branco (Joaquim Ernesto/Pardal)
3-Poema escarlate (Joaquim Ernesto/Pardal)
4-O cálice do teu sapato (Joaquim Ernesto/Tarcísio Sardinha/Pardal/Airton Monte)
5-A fada da rua favorita (Joaquim Ernesto/Luciano Maia)
6-Conquista (Joaquim Ernesto/Newton Fortaleza)
7-Desencanto (Joaquim Ernesto/Pardal)
8-Amélia decadente (Joaquim Ernesto/Airton Monte)
9-Pau D'Arco (Pardal/Luciano Maia)
10-Esporas de prata (Pardal/Virgílio Maia)
11-Ledo engano (Joaquim Ernesto/Newton Fortaleza)
12-Certas tardes (Tarcísio Sardinha/Xico Barreto)
13-Pescador (Joaquim Ernesto/Paulo Mamede)
14-Minha terra (Joaquim Ernesto/Xico Barreto/Pardal

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!