segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Theatro José de Alencar - Sexta de Música

Sob a coordenação geral de Elza Günther (Diretora do Theatro José de Alencar), curadoria e direção musical do cantor, compositor e produtor Calé Alencar, produção executiva de Clébio Viriato Ribeiro e Valéria Gonçalves e realização da "Fundação Amigos do Theatro José de Alencar"- contando com o patrocínio da Natura, através do programa "Natura Musical"- o DVD Sexta de Música registra o trabalho de 8 bandas que se apresentaram no projeto.

Com um total de 21 shows realizados no período de outubro de 2005 a março de 2006, difícil foi selecionar apenas 8 das 27 bandas cearenses que se apresentaram para um público total de 12.502 pessoas, porém a seleção foi muito bem feita e as bandas que estão nesse DVD representam bem o que está se fazendo atualmente de melhor e mais criativo na música cearense. Várias tendências e estilos estão registrados no trabalho, mostrando a qualidade e a diversidade da música feita hoje no Ceará. Aqui está uma breve descrição do trabalho de cada um dos artistas focalizados no DVD conforme encarte :

William Rodrigues: "Músico sobralense, legítimo representante do movimento regional, busca nas matrizes culturais nordestinas a inspiração para sua música. O caráter experimental marca o seu processo criativo, desde a produção de instrumentos artesanais com material alternativo, até a sua poesia ao mesmo tempo simples e sofisticada."

Quinteto Agreste: "De 1974 a 1987, a cantoria e o reisado conviveram sobre o palco com o teatro, através de poesias de autores locais nas apresentações do grupo "Quinteto Agreste". Por motivos profissionais, a banda se desfez. Mas o grupo deixou marcas na história da cultura cearense, bem como na memória de seus componentes. Em 2003 nasceu a decisão de voltar aos palcos para alegria daqueles que apreciam a boa música cearense."

Consciência Armada: "O grupo é consagrado no Ceará dentro do movimento hip-hop apresentando uma mistura de rap com músicas regionais. Foi um dos primeiros a valorizar o bom hip-hop com a cara do nordeste."

Maracatu Vigna Vulgaris: "Repertório inspirado na cultura popular e sonoridades regionais. O Vigna Vulgaris mistura o tradicional e o contemporâneo numa fusão de ritmos e de imagens, mesclando o sagrado e o profano em uma festa de sons e cores. O maracatu tradicional ganha uma nova roupagem e se funde a outros ritmos nas apresentações da banda."

Eletrocactus: "Difundir a cultura cearense através de um diálogo amistoso com as mais díspares tendências da música regional, brasileira e mundial, esta é a proposta latente em cada acorde entoado pelos músicos da banda Eletrocactus, cujas canções trilham caminhos em busca da afirmação de um povo. Eletrocactus mergulha na identidade cearense."

Dona Zefinha: "A banda Dona Zefinha está na estrada desde 2001 e nasceu da veia cênica do diretor e compositor Orlângelo Leal, carregando uma combinação artística singular de interpretação teatral que se manifesta através de sons e melodias. No palco seus integrantes cantam com o corpo e buscam inspiração nos folguedos brasileiros."

Dr. Raiz: "Originário do Cariri, região sul do Estado do Ceará, o Dr. Raiz vem desde 1998 desenvolvendo um trabalho de identidade através da vivência com os grupos locais de cultura popular tradicional. Construindo, assim, sua autenticidade a partir da leitura e releitura de seu regionalismo. Dr. Raiz leva aos palcos a magia dos reisados, lapinhas e pastoris, o ritmo das bandas cabaçais e uma forte e empolgante dose do que há de melhor em nossa música, como forró pé-de-serra, o maracatu, o coco, o maneiro-pau, a embolada e a cantoria."

Brincantes Cordão de Caruá: "O Cordão de Caruá é um movimento social que vivencia, na tradição popular, os conhecimentos e expressões da nossa cultura, valorizando aspectos que fazem parte da memória, do patrimônio imaterial e simbólico, do conjunto de gestos, das danças e dos significados do complexo mundo imaginário dos artistas populares nordestinos."

DVD SEXTA DE MÚSICA - THEATRO JOSÉ DE ALENCAR - VÁRIOS

William Rodrigues
1-Cordel de apresentação(William Rodrigues)
2-Vem prá cá (William Rodrigues)
Quinteto Agreste
3-Canto triste (Mário Mesquita/Arlindo Araújo)
4-Ceará de luz (Mário Mesquita/Arlindo Araújo)

Consciência Armada
5-Que diabo de rap é esse ? (Lobão Júnior)
6-Sala de espelhos (Lobão Júnior)

Maracatu Vigna Vulgaris
7-Gen da segregação (Brenner Paixão/Michele Tajra)
8-Afroporinbrás (Prelúdio do renascimento) (Brenner Paixão/Éder Freire/Iulix Matos)

Eletrocactus
9-Ver viajar (Gledson Rocha/Gleucimar Rocha)
10-Calango eletrônico (Gledson Rocha/Antonio Filho)

Dona Zefinha
11-Suspeito (Orlângelo Leal/Flávio Paiva)
12-Ponteiro (Orlângelo Leal)

Dr. Raiz
13-Margarida (Dudé Casado/Júnior Boca)
14-Borboletas azuis (Dudé Casado/Júnior Boca)

Brincantes Cordão de Caroá
15-Quilombo (Marcha para os reisados nas festas de reis) (Domínio Público)
Joana D'Arc (Paulo Henrique)
Maria Madalena (Paulo Henrique)
Horto de Jesus (Domínio Púlico)
Voa, sabiá (Domínio Público)
Baião de espada (Domínio Público)

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!