sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ricardo Bacelar - In Natura

As informações sobre Ricardo Bacelar, abaixo transcritas, foram tiradas do site da Unifor(Universidade de Fortaleza) que, em 2006, fez um release sobre um recital do pianista naquela universidade:

"Destaque do movimento pop-rock brasileiro dos anos 80, o cearense Ricardo Bacelar iniciou seus estudos de música erudita ainda criança, sob influência da família, tendo logo demonstrado seus dotes para a música. Fundou, no Rio de Janeiro, dois estúdios de gravação, um selo musical, produziu diversos discos e participou de gravações com Erasmo Carlos, Belchior, Lulu Santos, Luís Melodia e grandes instrumentistas brasileiros. Dedicou-se, também, à produção de trilhas sonoras para cinema, teatro, televisão e publicidade, aprimorando conhecimento e prática na arte da gravação. Trabalhou no departamento musical da TV Globo, participando do programa Globo de Ouro. Com o grupo carioca Hanoi-Hanoi, Ricardo obteve amplo sucesso. Nos anos 80, o conjunto realizava mais de duzentos concertos por ano. Emplacando vários sucessos nas rádios nacionais, o Hanoi figurava no casting de companhias internacionais de disco, como a BMG e a EMI – ODEON. A obra do grupo foi gravada por grandes nomes da música brasileira: Caetano Veloso, Cazuza, Gilberto Gil, Simone, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Lobão e outros. Em 2001, Ricardo lançou seu álbum solo in natura, com gravações realizadas no Rio de Janeiro, Londres, Louisiana (EUA) e Fortaleza, no mesmo piano Steinway recentemente adquirido pela Unifor. O disco traduziu sua maturidade como pianista e compositor, apresentando repertório inédito de composições suas, com forte traço erudito e conotação intimista. O conceito da obra gravita na relação entre a música e o direito. A investigação deu-se em função dos estudos da ciência jurídica e da filosofia. A estrutura dialética é o elo entre a lógica do direito e o diálogo musical. Participaram do disco como convidados Frejat (Barão Vermelho), Belchior, Liduíno Pitombeira, seus colegas do Hanói, além de outros amigos. Atualmente, o compositor dedica-se também ao exercício da advocacia nas áreas empresarial e cultural. Sua atenção aos direitos autorais complementa-se pela experiência artística adquirida. "

Outras participações no disco, que foi produzido e dirigido por Ricardo Bacelar: André Gomes, Hoto Júnior, Cristiano Pinho, Araoldo Araújo, Luizinho Duarte, Emily Burridge, Sérgio Araújo, Márcio Lyra, Carlinhos Ferreira, Waldonys e Maestro Poty.

RICARDO BACELAR - IN NATURA
1-Dialética do reencontro
2-Animus
3-Moviola
4-Azul
5-Ecumênica
6-Tempos de liberdade - voz: Belchior
7-Instinto e razão
8-Apartheid blues
9-Enquanto isso, chove
10-In natura - voz: Kátia Freitas
11-Confraria
12-SeRenata
13-Boa noite, Vietnã

Todas as músicas de autoria de Ricardo Bacelar

Um comentário:

Alvares Guedes disse...

Absolutely sublime ... straight to the heart. I feel priviliged to have met this wonderful artist.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!