quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Luciano Maia - Memória das Águas

Luciano Maia é advogado, linguista, tradutor, escritor, professor e membro da Academia Cearense de Letras. Em 2003 lançou o CD "Memória das Águas", definido por ele mesmo da seguinte forma:

"Tenho participado de vários discos de cantores e compositores cearenses, mas este é o primeiro em que estou presente em todas as composições. Este é o meu primeiro disco. Nele apareço mais como letrista do que como autor de poemas musicados, pois a maior partes destas parcerias é resultado de letras que coloquei sobre melodias compostas pelos parceiros, como é o caso de todas as composições com Joaquim Ernesto, de "Caminho do teu beijo", com Messias Batalha e de "Lençóis de perfume" com Chico Pio e Joaquim Ernesto. Só os casos de "Banabuiú (brejo das borboletas), "Lua Andaluza" e "Galope à beira-mar"(músicas de Messias Batalha), "Jaguaribe (Memória das Águas), música de Calé Alencar e "Língua" (música de Roberto Flávio), são textos de poemas meus extraídos de livros publicados. Até a letra de "Cores fatais" , antes um poema, foi devidamente adequada à música de Stélio Valle. Casos especiais são "O caminho da estrela" uma versão que fiz do poema "La Steaua", de Mihai Eminescu, o poeta nacional da Romênia, musicado por Joaquim Ernesto e "Da água e do vento", poema extraído do livro "Jaguaribe memória das águas". Aqui estão, portanto, estes quinze encontros de canto e palavra, que esperamos percorram as suas íntimas distâncias e, regressando, possam trazer-lhe emoções coincidentes com um possível momento de magia.
Há quem sustente, à luz do conhecimento antropológico, que o canto veio antes da fala. Seja como for, a conjugação dos dois é a consecução da arte em seu aspecto comunicativo mais forte. Por isso, devo confessar a minha alegria com esta comunhão. Comunhão plural". (Luciano Maia)

Músicos que participam do CD: Calé Alencar, Zé do Norte, Marcelo Randemarck, Otto Júnior, Aarão Luis, Adriano Oliveira, Bob Mesquita, Pedro Ventura, Pardal,Paulinho do Pandeiro, Luciano da Clarineta, Luizinho Calixto, Carlinhos Patriolino, Melquíades, Zivaldo Maia, Macaúba, Marcílio Homem e Cainã Cavalcante.

LUCIANO MAIA - MEMÓRIA DAS ÁGUAS
1-Jaguaribe (memória das águas) (Luciano Maia/Calé Alencar) - voz: Calé Alencar
2-Lençóis de perfume (Luciano Maia/Chico Pio/Joaquim Ernesto) - voz: Chico Pio
3-Caminho do teu beijo (Luciano Maia/Messias Batalha) - voz: Messias Batalha
4-Iracema dos amores (Luciano Maia/Joaquim Ernesto) - voz: Serrão Castro
5-Tá bonito prá chover (Luciano Maia/Joaquim Ernesto) - voz: Luizinho Calixto e Xico Barreto
6-O caminho da estrela (La Steaua) (Mihai Eminescu/Luciano Maia/Joaquim Ernesto) - voz: Fátima Goulart
7-Outro carnaval (Luciano Maia/Joaqim Ernesto) - voz: Melquíades
8-Nuestras horas (Luciano Maia/Joaquim Ernesto) - voz: Fátima Santos
9-Língua (Luciano Maia/Roberto Flávio) - voz: Marcvs Britto
10-Será amor (Luciano Maia/Joaquim Ernesto) - voz: Lúcio Ricardo
11-Lua andaluza (Luciano Maia/Messias Batalha) - voz: Ednardo
12-Cores fatais (Luciano Maia/Stelio Valle) - voz: Milton Nunes
13-Banabuiú (brejo das boboletas) (Luciano Maia/Messias Batalha) - voz: Messias Batalha
14-Galope à beira-mar (Luciano Maia/Messias Batalha) - voz: Messias Batalha e Arnaldo Sá
15-Da água e do vento - voz: Luciano Maia

2 comentários:

Jefferson disse...

Primeiramente gostaria de dizer que fiquei muito curioso em ouvir este cd, aprecio muito e gosto de incentivar o trabalho de músicos sérios que batalham para enriquecer a cultura musical de nosso país. Em segundo lugar, mas não menos importante pra mim no momento, gostaria de saber se alguém pode me indicar alguma forma de entrar em contato com a cantora de uma das faixas deste cd,a senhora Fátima Goulart, pois tenho uma proposta de um projeto para tratar com ela e não sei como contatá-la. Muito obrigado
Jefferson

Maria Valéria disse...

Oi Klaudia,

Parabéns pelo blog, excelente iniciativa!

E foi muito bom ver esse post sobre Luciano Maia, que eu admiro muito e conheço há muitos anos!

Eu tb sou cearense de coração, ou melhor, 'Ceareira'(by Cláudio Pereira!!). rs... Sou mineira, e tb sou colecionadora de CDs.
Visite meus blogs, vai entender.

Sinto muita saudade do Ceará!...

Beijos,
Maria Valéria.
.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!