quinta-feira, 5 de julho de 2007

Amelinha - compactos

O mais interessante dos compactos lançados na época do vinil, eram ou as canções que saíam apenas naquele disco, sem constarem nos LPs, ou as capas, que muitas vezes, traziam fotos inéditas ou takes diferentes da foto do LP original. Para um colecionador de discos são verdadeiras raridades e objetos muito cobiçados, principalmente os que possuem capa como no caso desses compactos de Amelinha. O primeiro compacto, à esquerda, lançado em 1980, tem duas curiosidades: primeiro a foto da capa que só saiu nesse disco(Amelinha em visual hippie/cigano) e o segundo aspecto as faixas: "Foi Deus quem fez você", música vencedora do Festival MPB-80 da Rede Globo e que foi incluída no LP "Porta Secreta", também de 80. Já o lado B, "Galope Razante" era uma música do disco "Frevo-Mulher", de 1979. Em tempo: Amelinha lançou a música "Frevo-Mulher" em sua participação especial no show de Zé Ramalho, feito no Teatro Célia em São Paulo, no ano de 78, quando ele lançava seu disco "Avohai".
A segunda foto, que mostra o compacto duplo "Gemedeira", traz quatro músicas, todas incluídas no LP "Porta Secreta", porém a capa do compacto é a foto do encarte do LP.
O "Lua semente/Romance da lua lua" traz músicas que fazem parte do disco "Romance da lua lua" mas a foto da capa do compacto é um take diferente da do LP. Detalhes sutis, mas que para um colecionador fazem "a diferença". Independente das características "colecionáveis", todos esses discos trazem hits e músicas especiais que fizeram de Amelinha a cantora cearense mais conhecida em todo o país.

AMELINHA - COMPACTOS
Compacto simples: Foi Deus quem fez você/Galope Razante (1980)
Compacto duplo: Gemedeira/Valsinha/Porta Secreta/Por fora e por dentro (1980)
Compacto simples: Mulher nova bonita e carinhosa/Amar quem eu já amei (1982)
Compacto simples: Lua semente/Romance da lua lua(1983)

Nenhum comentário:

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!