domingo, 29 de julho de 2007

Acauã - Pastagens de Virgulino

"As águas do Jaguaribe levam as mágoas do sertão pra dentro do mar. As águas do Jaguaribe tornam mais férteis as terras agrestes e a criatividade dos homens. Foi no cenário jaguaribano, na universidade da vida, entre os mestres que aram e amam a terra, que nasceu e cresceu Francisco Narcélio de Araújo. Identificado com suas raízes, adquiriu a feição de seu povo e do seu torrão natal. E como a ave que encorpora a sina da seca, resolveu representar o Nordeste, em cantoria. Francisco Narcélio de Araújo, virou ACAUÃ. Mesclando os conhecimentos do sertanejo com clássico, deixa entrever a genética de sua formação musical, onde a influência do cantador brejeiro é enriquecida com o choro da rabeca de seu velho e amado avô. ACAUÃ, que personifica tão bem a alma matuta, tem tudo pra transformar o agora lamento, em grito de esperança e libertação."
(Texto de Humberto Cunha)

Em 1994, pelo selo Nação Cariri Discos, Acauã lançava o LP "Pastagens de Virgulino" com produção e direção artística dele mesmo. A maioria das canções do disco é de parceira de Acauã com Guaracy Rodrigues. Os músicos convidados são Marcílio Homem, Océlio Mendonça, Marcos Melo, João Marinho Júnior, Maria Helena, Zé do Manu e Nazareno. Pingo de Fortaleza faz uma participação especial na faixa "Viuvez Sertaneja".

ACAUÃ - PASTAGENS DE VIRGULINO
Lado A
1- Pastagens de Virgulino ( Acauã/Guaracy Rodrigues)
2- Cantado aluado (Acauã/Guaracy Rodrigues)
3- Viuvez Sertaneja (Acauã/Guaracy Rodrigues) - Part. de Pingo de Fortaleza
4- Jururú (Acauã/Guaracy Rodrigues)
Lado B
1- Romeirinha (Acauã/Rosemberg Cariry/Oswald Barroso)
2- Romanço da praga da divina virgem (Acauã/Guaracy Rodrigues)
3- Fulô do Muçambê (Oliveira do Ceará)
4- Maria da Beira-Rio (Acauã/Guaracy Rodrigues)

2 comentários:

Probus disse...

Oi Acauã, você nem lembra mais de mim, seu fã japonês (1994 - Fortaleza - Kishi). Mas, jamais esqueci dona Serafina Serafrica do Sacramento.
Louvado seja Deus.

ESCOLA PROFISSIONAL POETA SINO PINHEIRO disse...

Acauã através do meu amigo e Professor Sergio Barreto aqui de JAGUARIBE-CE soube que você também é jaguaribano e gostaria de convida-lo participar do nosso 2º CAFÉ LITERÁRIO da EEEP POETA SINO PINHEIRO dia 19 de novembro e na ocasião apresentarmos você aos nossos jovens que tanto admira os artistas cearenses. Me chamo Marcelo Uchoa Professor e organizador do evento junto com a Profª Edna Queiroz, Candeias Ferreira e Paulo Maia. Aguardamos atenciosos a sua resposta.

Vídeo de Zeca Zines no You Tube - Sensacional!